domingo, 26 de setembro de 2010

Música: "MTV apresenta: Casuarina"



Há tempos de deixar as pedras rolarem e tempo da maré mansa, de sentar no sofá da sala ou na cadeira de balanço da varanda e simplesmente deixar a música - normalmente em decibéis não tão exaltados - fluir calmamente. Uma boa pedida para esses momentos é o samba, algo que nossos amigos gringos não possuem e, muito por conta disso, não entendem o que leva uma pessoal normal a se sentar com o propósito de ouvir música. Por sinal, bom falar nisso, pois a cada dia que passa a sensação que me dá é de que as pessoas não sentam mais para fazer nada, que dirá ouvir música. Perdeu-se o costume do relaxamento nessa era de tudo corrido, tudo pra ontem, em que estamos inseridos. Aliás, não vá embora ainda não porque o texto tem mais parágrafos, certo?

Fiquei matutando então: "Vai ser samba... Mas o quê especificamente? Algo clássico, na linha Noel Rosa, Herivélto Martins ou alguma coisa mais malandra, nos moldes de um Paulinho da Viola ou Martinho da Vila?". Foi então que encontrei num desses milhões de sites de download que a todo o momento invadem nossas vidas de forma avassaladora o magnífico MTV apresenta: Casuarina. Que encantador! Essas foram as minhas palavras iniciais (e finais) ao ouvir os acordes. Um tipo de música que apesar do gênero andar abarrotado de artistas (ou será melhor chamá-los de quase-artistas?) tem atravessado uma fase de muitas repetições, sem muita originalidade, como - a bem dizer - tem sido a tônica da atual geração da MPB, não importa em que estilo enverede.

Porém, com o Casuarina isso não se repetiu. Num show gravado na Fundição Progresso (espaço dos mais agradáveis onde, não faz muito tempo, fui prestigiar a gravação do CD do Gabriel, O Pensador) o grupo reedita sucessos com covers de canções fundamentais para quem é fã do arrasta-pé. Um passeio que vai do Martinho da Vila moleque de Disritmia a Zé Kéti, com convidados ilustres como Moska, Roberto Silva, Wilson Moreira, Frejat (ex-vocalista da banda de rock Barão Vermelho) e a trupe baiana do Moinho.

Entre os destaques mais evidentes do álbum - é complicado até eleger os meus favoritos! -, vale a pena conferir com maior detalhe Canto do Trabalhador, o swing melódico de Certidão, a dobradinha maliciosa composta de Desfigurado e Muro de Zinco, O dia se zangou, a mistura ritmada de Chiclete com Banana (num arranjo que lembra bem o estilo alegre e despojado de músicos como Gilberto Gil e Bebeto), as rimas exatas de Baile no Elite, a intervenção - proposta pelo grupo Moinho, citado acima - à música de Dorival Caymmi, mestre eterno, em Rosa Morena, que fez até alguns parentes aqui em casa (a família é baiana) chorarem e o fechamento irretocável ao som da obra-prima de Vinícius de Moraes e Baden Powell Canto de Ossanha.

Malícia, atitude, irreverência, pegada: tudo o que pede o bom e verdadeiro samba (e não algumas "construções" que eu tenho ouvido nas rádios atualmente, com expressões chulas e de baixo calão) está presente aqui nesse formato que, é bom que se diga, graças a emissora de TV a cabo responsável pelo convite ao grupo e ao projeto em si, está se tornando uma das melhores propostas musicais da atualidade, fugindo dos padrões corriqueiros que o mercado anda oferecendo goela abaixo do público consumidor. Em poucas palavras: refinamento com simplicidade. Essa é a melhor maneira de resumir esse disco. Quer coisa melhor do que isso?

Alguns momentos-ápice do show:



   

4 comentários:

  1. Samba é um gênero maravilhoso. Adoro escutar. Já ouvi falar do Casuarina, mas não entrei em contato com nada deles ainda. Vou correr atrás disso.

    ResponderExcluir
  2. Olá visita http://febre7arte.blogspot.com/

    abç

    ResponderExcluir
  3. Tá aí uma banda que merece mais reconhecimento. Gosto muito do som do Casuarina. Legal o registro aqui no blog, p-autor.


    abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi pseudo,

    Simplesmente adoro esse filme.
    Passe em minhas casas: http://dan-poucodetudo.blogspot.com/ E http://dan-obi-wan-vadher-dan.blogspot.com/

    Espero lás

    Abraços

    ResponderExcluir