sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Música: "MTV Acústico", de Cássia Eller.



Depois de terminar de ler a biografia "Apenas uma garotinha" sobre a vida da cantora Cássia Eller e retomar o contato com seu trabalho musical, percebi facetas da artista que, até então, nunca tinha me dado conta. Cássia era múltipla: pop, rock, forró, mangue beat, rap, funk, reggae, Beatles, Nirvana, uma mistura infindável de estilos os mais diversos. E era dessa diversidade a serviço de uma voz poderosa que conhecemos uma das performers mais geniais da recente MPB. E, para infelicidade dos fãs,  um talento que nos abandonou prematuramente, no auge de sua competência artística e totalmente ciente do que ainda poderia oferecer como cantora e instrumentista. Porém, como nem tudo são lágrimas e desespero, também é verdade que Cássia Eller nos deixou um legado a ser admirado sempre que possível. E esse legado é o CD e DVD MTV Acústico.

Gravado de forma intimista - um formato em que, se tratando da artista (avessa a intimidades e aparições) - já é por si só uma grande inovação, Cássia ousa, ruge, brinca, blefa, incita, faz o público tremer, chorar, sorrir, cantar e endeusá-la a máxima categoria de diva. O que ela, sem sombra de dúvidas, merece. E o grande mérito do sucesso desse disco está na escolha do repertório, verdadeiro pout-pourri das influências da cantora. Num universo que vai de Chico Buarque a Riachão, de Renato Russo a Nando Reis (seu parceiro mais frequente nos últimos anos) de Cazuza a Chico Science, a artista enlouquece a plateia com sua voz ácida e muito bem definida, perfeita para o que o projeto tem como propósito.

Difícil eleger as favoritas de um álbum que é praticamente perfeito, mas vale a pena enaltecer a abertura com Non, Je ne regrette rien (obra máxima consagrada mundialmente pela voz exuberante de Edith Piaf), Malandragem, a inusitada Vá morar com o Diabo, Por Enquanto, O segundo Sol, o eterno clássico beatlemaníaco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band e o fechamento em altos decibéis e bem ao estilo da cantora com Top Top. Contudo, exaltadas as faixas acima, esse MTV Acústico é trabalho sólido e certamente vale, de forma integral, por seu conteúdo coeso e muito bem distribuído.

Resumo da ópera: lembro de quando li pela primeira vez um livro de poesias de Paulo Leminski. Meu mundo mudou completamente! E isso tinha um motivo muito claro de ser: Leminski conseguia ser muitos dentro de um só. Ele era uma versão pop de todos os heterônimos de Fernando Pessoa num só indivíduo e assinando apenas como um. Toda vez que ouço o MTV Acústico de Cássia Eller - até hoje, para mim, o melhor de toda a série que foi produzida - tenho essa mesma dimensão: a de estar diante de muitas mulheres e seus dilemas interiores dentro de uma só pessoa. No caso, uma menina tímida, fechada em si mesmo, frágil, cujo único lugar em que se sentia em paz consigo mesma e era capaz de ser verdadeira, sem recalques, era no palco. E que falta essa menina está fazendo atualmente!

Momentos máximos do show:
     

4 comentários:

  1. Considero esse álbum o ápice na carreira de Eller, engraçado como que hoje ele tem uma dimensão de 'clássico', coisa que não haviamos percebido na época de lançamento. É, sem dúvida, um disco importante de uma cantora que jamais vai morrer. É imortal!

    abs

    ResponderExcluir
  2. Suas três músicas destacadas, ao final do post, são as que eu gosto mais dela, com a adição de "O Segundo Sol", que está linda neste CD. Eu adoro o Acústico da Cássia Eller. Acho-a uma cantora de voz forte, de personalidade. Pena que não está mais entre nós.

    ResponderExcluir
  3. um absurdo de cantora, uma figura memorável da nossa música. O pouco que fez já foi muito pelo legado que deixou. Esse acústico, um dos melhores que já ouvi. Gostei do espaço que reservou a ela aqui, Pseudo. Ela merece o/


    abraço!

    ResponderExcluir
  4. Meu Acústico MTV favorito de sempre. Nunca me cansou e provavelmente nunca irá, sempre é necessário dar uma brechinha pra ir ouvir aquela batida animada de ECT ou então aquela belíssima Luz dos Olhos, que sou apaixonado. O CD inteiro é uma obra e a Cássia, ó, mas como ela faz falta.
    Abraços (:

    ResponderExcluir