sábado, 11 de setembro de 2010

Points: Cavídeo Locadora



Assim como fiz com a seção das musas volto a lançar uma nova coluna que, acredito, pode se transformar na cara desse blog. Nunca me esqueço da leitura de Ela é Carioca: uma enciclopédia de Ipanema, de Ruy Castro, em que ele destila todo o seu humor, mostrando figuras lendárias da música e das artes em geral, lugares inesquecíveis, temáticas e tendências que marcaram uma época. E pensei comigo: "Não é para isso que existe o Jukebox? Para mostrar o que de melhor existe em termos de cultura?". Pois então: como não falar de alguns points cariocas imperdíveis para você morador, visitante, turista, que sabe muito bem que Rio de Janeiro não é só praia, mulher bonita, cerveja gelada, carnaval, Maracanã e samba. Existe, isso sim, um mundo de possibilidades culturais mais perto do que você imagina. O que faltava era um guia que decifrasse esses lugares pra você. Até agora (Já sei! Você dirá: "é muita petulância desse blogueiro achar que..." e eu interrompo a sua explanação no meio antes que o discurso fique agressivo demais). Provavelmente vocês estão certos, mas mesmo assim - cínico que sou desde nascença - tentarei, pois nada me custa esse esforço mental e de pesquisa. Comecemos!

Para estrear essa nova coluna, lógico!, falarei de cinema, um dos pré-requisitos básicos da idealização e construção desse espaço. E o lugar em questão é a Cavídeo. E o que é a Cavídeo, meus amigos blogueiros que acham que estou falando um dialeto de alguma região do Leste Europeu? E eu poderia simplesmente dizer: uma videolocadora. Porém, apanharia - e feio! - de todos os seus associados. A cavídeo é muito mais do que isso. "É a realização plena de um sonho cinemaníaco guardado a sete chaves" (esse trecho encontra-se entre aspas já que pertence a um desses alucinados locatários, amigo meu de longa data). Cavídeo é o Oráculo de Delfos ou de Tebas das locações de VHS, DVD e Blu-Ray. Sim, meus caros correligionários, eles ainda têm fitas de vídeo no acervo! Com seu catálgogo majestoso, contendo mais de 15.000 títulos, reunindo produções dos mais diversos pontos do planeta. Fica localizada no mezanino da Rua Voluntários da Pátria, 446, em Botafogo. Em poucas palavras: o lugar é praticamente o reino encantado dos cinéfilos mais apaixonados.

Na primeira vez em que lá estive veio-me a certeza de estar diante do lugar perfeito para responder a todos os tipos de questionamentos envolvendo a sétima arte. Enquanto fuçava entre as prateleiras, fiquei com a clara convicção de que qualquer dúvida, qualquer opinião sobre o gênero que comece com a clássica pergunta "Vocês têm...?" pode ser esclarecida pela boa vontade do atendente que, deixando-o feliz, responde: "Ah, sim! temos". Alguns exemplos clássicos dessas perguntas feitas ao tão solícito balconista:

Vocês tem alguma coisa do Michelangelo Antonioni? Resposta: sim, os filmes estão ali na mesma seção que o Bergman e o Kurosawa.
Vocês tem o primeiro longa-metragem que o M. Night Shyamalan dirigiu no início da carreira, ainda na Índia? Resposta: Sim, mas está alugado (trata-se de um filme cult) e não possui legendas em português.
Vocês têm o box com a primeira temporada da série Miami Vice, aquela com o Don Johnson e o Phillip Michael Hall, que foi refilmada recentemente pelo Michael Mann? Temos, sim, só que tem lista de reserva (algo muito comum nesse tipo de lugar). Põe seu nome ali.
Vocês tem Garganta Profunda, aquele filme pornô lendário com a atriz Linda Lovelace?
E por aí vai, num universo infindável de perguntas e respostas.

Não falei que era um paraíso para os amantes da cinefilia aplicada e analítica? Um mundo cinematográfico dividido em estantes que mais parecem um front de batalha, disputando sua atenção como guerrilheiros vorazes.

O fascínio pelo lugar é tamanho que a própria paixão do criador da locadora, Cavi Borges, pelo cinema, transformou-o num cineasta e produtor independente (de, entre outros, filmes como L.A.P.A). Prova disso são os inúmeros episódios da série feita para celular e transmitidos pela Oi TV Matheus, o balconista, mas que podem ser facilmente encontrados no You Tube, a meca dos desbravadores de cinema não-comercial. Nos curtas o ator Matheus Solano (aquele que fez o papel dos gêmeos na novela Viver a Vida da Rede Globo, escrita por Manoel Carlos) personifica o dia-a-dia de um atendente da loja com todas as alucinações propostas pelos diferentes tipos de clientes que passam diariamente pela locadora. Uma produção muito bem humorada que capta com perfeição o espírito do lugar.

Dito isto, fica a intimação: como não ficar no mínimo curioso para conhecer (e eu disse apenas conhecer, pelo menos num primeiro momento) um lugar como esse? Estão esperando o quê pra tirar o corpanzil do sofá? Acham que lugares assim se encontram na primeira esquina depois da nossa casa?

Alguns episódios (os meus preferidos) da série Matheus, o Balconista:


7 comentários:

  1. Uma tristez não ter um lugarzinho maneiro desses onde eu moro...
    Adicionei teu endereço no meu blog!
    Falou!

    ResponderExcluir
  2. Há duas semanas atrás: "Eu fico imaginando o que seria do mundo se pudéssemos simplesmente deletar nossas derrotas". ah isso é super intrigante! também me questiono a respeito e em algumas situações tenho a impressão de que se isso realmente fosse capaz, em termos nada seria muito diferente, pois as pessoas permaneceriam de alguma forma presas às suas ilusões reconfortantes do dia-a-dia.

    Obrigado pela visita ao 'Cine Freud'. Seja sempre bem vindo! e parabéns pelas opiniões críticas expressas aqui!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente não há mais locadoras assim por aqui.
    Os vídeos são bem legais!

    ResponderExcluir
  4. N conhecia seu espaço aqui. Depois vou voltar e olhar direito!

    O JJ Abrams quer ser O nome de ficção cientifica dos anos 2000... hahaha, fica meio repetitivo sim... hahaha, daqui alguns anos ele vai convencer o George Lucas a filmar novos filmes do Star Wars ou ate mesmo criar remakes... HAHAHAHAA

    abc

    ResponderExcluir
  5. Vontade de conhecer essa locadora!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá
    estou te seguindo, muito interessante seu texto sobre a Cavídeo, já tinha ouvido mas nunca fui nesta locadoura. Deve ser um paraíso mesmo!

    Abraço

    Vitor Silos
    www.volverumfilme.blogspot.com

    ResponderExcluir