domingo, 21 de março de 2010

Quadrinhos: "Maus", de Art Spiegelman



Falar sobre o holocausto tornou-se um clichê inesgotável: são dezenas de milhares de adaptações literárias para o cinema, romances, poemas, diários, memórias, cadernos de anotações e todo tipo de confissão ou tragédia que o tema possa abranger. Então por que continuar escrevendo sobre o assunto? Simples: pois sempre há um novo viés ainda não abordado. como acontece, por exemplo, com a obra-prima gráfica "Maus", do quadrinista norte-americano Art Spiegelman.


Spiegelman subverte tudo que já possa ter sido criado no gênero nos apresentando um fábula às avessas onde nacionalidades transformam-se em animais e o velho jogo do gato e rato aqui se mostra de maneira ácida sem fugir do contexto histórico um minuto sequer.


Não é todo dia que uma história em quadrinhos é premiada com o prêmio Pulitzer, o que só reforçou e muito o potencial do autor e, além disso, alavancou a categoria da nona arte a um patamar nunca antes reconhecido. Fúria, perseguição, covardia, violência, tudo é reunido em traços duros, porém imprescindíveis para discutir uma dos capítulos mais negros - senão o maior deles - de toda a história da humanidade.

4 comentários:

  1. muitos sabem q falar de holocausto dá ibope. alguns falam pq realmente querem, filmam pq realmente querem. mas muitos utilizam o tema para conseguir visibilidade e prêmios. beijos, pedrita

    ResponderExcluir
  2. O interessante é sempre a subversão do gênero. Ninguém aguenta mais os dramas de holocausto, já viraram até subgênero tanto no cinema quanto em outras mídias. O mais perto de alcançar tal subversão foi o Tarantino e seus bastardos - até agora. Com sua dica, vou procurar saber mais sobre. Mesmo. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Já venho lendo diversos comentários positivos a respeito de MAUS e morro de vontade de ler.

    Essa vontade só acaba quando vejo o preço dele nas livrarias

    ResponderExcluir
  4. pseudo, quero postar mais sobre HQ em meu blog, vc indicaria alguns titulos para eu ler???

    mande para o email: maresna@yahoo.com.br

    obrigado!

    ResponderExcluir