domingo, 16 de maio de 2010

Literatura: "Hiroshima", de John Hershey




06 de agosto de 1945, oito e quinze da manhã: um dia que os japoneses jamais esquecerão (mesmo aqueles que não sofreram o ato de barbárie mais brutal da história mundial). A Bomba de Hiroshima destruiu, além de cidades, sonhos, aventuras, esperanças, trazendo uma cicatriz que nenhuma cirurgia plástica é capaz de consertar.


Em Hiroshima, o cultuado jornalista John Hershey apresenta uma das reportagens mais espetaculares da história da mídia. Publicada originalmente para a revista The New Yorker, apresenta os testemunhos de seis sobreviventes desse dia fatídico. Apesar de memórias cruéis e detalhes inquietantes, John vai reconstruindo esse período negro de uma forma tão formidável que faz com que os leitores fiquem em dúvida se estão diante da vida real ou de um romance histórico muito bem escrito.


A dor desses sobreviventes pontua cada parágrafo do livro e dilacera a mente dos mais suscetíveis a sentir o desespero daquelas pessoas cujo único delito foi serem habitantes de um país em rixa com outra megapotência durante a Segunda Guerra Mundial.


Ideal para aquelas pessoas que vivem procurando respostas para a passividade de suas vidas e estão sempre reclamando de injustiça.


Aqui sim houve injustiça (E os responsáveis? Pagaram por isso?).



2 comentários:

  1. Mais uma bela dica. Devidamente anotado.

    ResponderExcluir
  2. As dicas do seu blog estão tomando conta do meu caderno de anotação! rsrs!

    Abraços!

    ResponderExcluir