quarta-feira, 12 de maio de 2010

Quadrinhos: "Jubiabá", de Spacca



Antônio Balduíno: negro, valente, baiano, boxeador, mulherengo, capoeirista, homem de fé, amante da liberdade. Um indivíduo de tantas nuances como as descritas acima só poderia repercutir numa história épica e cheia de reviravoltas.


Em Jubiabá, adaptação quadrinizada do desenhista Spacca sobre o romance de Jorge Amado, mais uma vez a editora Companhia das Letras (em seu selo voltado para a nona arte) acerta apresentando em tintas fortes a história - melhor dizer saga - de um bravo nordestino. Um homem a quem muitos tentaram lhe tirar a força,o direito ao amor e, principalmente, seu desejo de ser livre.


Mostrando uma Bahia nostálgica, sem deixar de explorar as mazelas sociais (um traço importante do trabalho do ilustrador), Jubiabá é contundente, preciso, por vezes nostálgicos por se manter fiel a obra de um dos maiores ficcionistas de nossas letras.


O álbum é entretenimento certo para gostos refinados e amantes das boas histórias em quadrinhos. Em tempos de mangás e histórias de vampiro em excesso, a revista se mostra uma alternativa bem eficaz para quem busca um conteúdo diferente do que vem sendo impresso nos últimos tempos.


Nota: tamanho foi meu fascínio ao final da leitura que estou procurando o original do autor baiano para ler. É simplesmente mágico!



2 comentários:

  1. FAz tanto tempo que não leio um quadrinho. Que crime!

    ResponderExcluir
  2. Um dia terei acesso a tantas coisas interessantes que apresentam por aqui, rs!

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir