segunda-feira, 5 de julho de 2010

Animação: "Wood & Stock - sexo, orégano e rock n' roll", de Otto Guerra



30 anos se passaram e a dupla Wood e Stock continua vivendo sob à égide do rock n' roll puro e on the rocks. Eles simplesmente não admitem o fato de que os bons tempos passaram já faz décadas e agora precisam encarar a vida de frente (com suas chatas responsabilidades). Entretanto, motivados por um desejo irascível de trazer à baila aquela sensação de liberdade há muito represada, decidem participar de um concurso de bandas, desta vez com novos integrantes, pois nem todo mundo da época sobreviveu aos hard rock times. O resultado disso? Desastre total, é claro!


Divertido, exaltador, subversivo... Assim é Wood & Stock: sexo, orégano e rock n' roll, animação de Otto Guerra, baseada nos personagens mais que engraçados do cartunista Angeli. Trazendo Rita Lee no papel da eterna ninfomaníaca tresloucada Rê Bordosa e um Tom Zé muito debochado como a voz do Raul Seixas que assombra a consciência de Wood, o filme alerta sobre a passagem do tempo e suas terríveis (e, de vez em quando, alucinadas) consequências na vida do ser humano.


O diretor aproveita-se de elementos consagrados e imagens estéticas mais que difundidas, indo do pop contemporâneo às construções clássicas (os integrantes da banda refazendo a nostálgica cena de Abbey Road, a recriação da Vênus de Milo, em pleno show stock repetindo a guitarra em chamas de Jimi Hendrix do lendário show em Monterey, entre outras) aliados a um trilha sonora instigante, e nos presenteia com uma das melhores produções animadas da história do cinema nacional.


Para quem já acompanhou as tirinhas e os livros do cartunista Angeli sabe o quão divertido o cineasta conseguiu se mostrar nessa produção que prima pelo inusitado por mais de uma hora e meia de alucinações e de pura devoção a um tempo que nunca deveria ter acabado (até que ele acaba e nos deixa de calças curtas sem saber o que fazer do restante de nossas vidas).


5 comentários:

  1. Assisti a "Wood e Stock" faz um bom tempo, mas nunca me esqueço daquela célebre cena em que o cara diz:

    "quando me pediram para trazer orégano antes de vir aqui, eu pensei que a gente ia comer uma pizza".

    HAHAHAHAHA!

    Ótima animação tupiniquim. A personagem de Rita Lee é icônica!


    abs!

    ResponderExcluir
  2. Curto bastante as tirinhas, mas não vi o filme ainda. Parece ser bacana.

    ResponderExcluir
  3. Já tinha ouvido falar neste filme e ele parece um barato. Mas, nunca encontrei-o para assistir.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia, legal teu texto, vou conferir!

    ResponderExcluir
  5. Animações são sempre interessantes... fiquei curioso!

    ResponderExcluir