terça-feira, 20 de julho de 2010

Memória: "TV Pirata", de Guel Arraes e Cláudio Paiva



Em tempos de humor-canastrice e ofensivo a figuras públicas e notórias (como se difamar alguém fosse algo realmente engraçado!), uma ida a videolocadora mais perto de casa pode render grandes frutos e apresentar opções inesperadas. Só para que vocês tenham uma ideia rápida - e que nada tem a ver com o assunto desse post -, é bastante comum eu retornar desses lugares com um western clássico daqueles que meu pai chamava de obra-prima e eu sempre queria saber o porquê ou com alguma sci-fi antiga que eu certamente já tinha assistido umas dez vezes para conferi-la em sua excelência de novo, mesmo que fosse apenas para conferir os efeitos especiais da época.


Dessa vez indo em busca de uma comédia barata, sem pretensões outras que simplesmente divertir, visualizei na multidão de prateleiras esse achado histórico da televisão brasileira: o DVD duplo da saudosa TV Pirata que fez a minha alegria na década de 80 com um humor original e sem soar piegas ou mesmo apelativo. Ah que saudade eu senti da Amélia, do RockBR 80, do circo voador, do Asdrúbal trouxe o trombone e de tantas outras coisas boas da minha juventude somente revendo essas lendas da comédia. Porque memória é uma loucura: uma coisa puxa a outra...


Zeca Bordoada (apresentador sarcástico e brutal da TV Macho), Tonhão (caracterização irretocável da belíssima Claudia Raia), o lendário Barbosa feito por Ney Latorraca, um dos maiores personagens da história da televisão nacional, a novela Fogo no Rabo, o Tela Morna com as sátiras das produções hollywoodianas, a verdadeira história de Michael Jackson com Denise Fraga vivendo de forma exemplar o rei do pop amerciano e tantos outros quadros que, volta e meia, eu pinçava individualmente no You Tube (a bíblia do caos do século XX) aqui reunidos num compêndio único do piadístico nacional.


Onde foi parar esse humor? Por que será que hoje tenho a sensação de que ser engraçado e vulgar são sinônimos? Onde foi parar aquela sensação gostosa de uma boa gargalhada curtida em alta voz após uma piada brilhantemente executada? Tenho um colega que costuma me dizer em nossos bate-papos pretensamente intelectuais que "somente os poetas são realmente tristes nessa terra de meu Deus em que vivemos". Hoje posso dizer com segurança que não são somente os poetas. Se depender do riso na atual TV, muita gente fica triste na contemporaneidade.


Volta, TV Pirata, por favor! volta... Você não sabe a falta que está fazendo nas nossas vidas.



3 comentários:

  1. Vou adicionar seu blogue na minha lista de blogues a seguir!

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD – A Estrada do Cinema

    ResponderExcluir
  2. Belo post! O "Tv Pirata" foi um dos programas mais sensacionais que tive a chance de acompanhar. Um belo elenco e uma direção afiada do Guel Arraes. Deu saudades agora! :)

    ResponderExcluir
  3. Que legal este post. Viagei aki! Amava TV Pirata... E concordo com vc quando ao mal gosto atual... Que saudades mesmo! (Fabiana Carvalho)

    ResponderExcluir