segunda-feira, 12 de julho de 2010

Quadrinhos: "Cash - uma biografia", de Reinhard Kleist



Johnny Cash foi uma figura lendária do mercado fonográfico norte-americano por n motivos: sua música denunciatória, seu estilo de vida excessivamente livre (chegando a ser visto em muitos círculos como uma figura amoral), sua personalidade forte e até mesmo pela relação praticamente auto-destruidora que manteve com as drogas durante parte de sua vida. Ele é um divisor de águas de um mundo onde não importa o que você faça, o importante é estar no topo, custe o que custear.


Imagine, então, uma história dessas contada pelo mundo mágico dos quadrinhos, com todo o reacionarismo e a trangressão que o gênero tornou célebre. É exatamente isso que Reinhard Kleist nos apresenta em Cash: uma biografia, que conta de maneira bem suscinta, mas sem perder a elegância, muito menos o fio da narrativa, a história desse ícone ímpar da música.


A passagem pela prisão, o romance tempestuoso com a também cantora June Carter, sua quase-morte vítima do uso abusivo de entorpecentes, até mesmo o seu "possível" (há até hoje quem ateste que a história é verídica!) encontro com o diabo, tudo está lá impresso nas páginas em preto-e-branco do quadrinista. Como bem diria meu avô, fã eterno do cantor: "O homem da roupa preta se não existisse, teria de ser inventado. Como pensar a história da música sem uma figura dessas?".


e cabe aqui, complementando o tema proposto pela revista, indicar também o belíssimo filme Johnny e June, de James Mangold (que traz Joaquin Phoenix e Reese Whiterspoon nos papeis da dupla Cash e Carter). Juntos, HQ e filme formam um panorama muito bem cuidado de uma das figuras mais polêmicas e, entretanto, mais talentosas da história do showbiz. Contado sem meias verdades e de maneira pungente, sem tentar desmistificar os fatos.


Uma história para quem tem estômago forte e curte adrenalina a 200 wolts.



3 comentários:

  1. Sou fã do Johnny Cash e de quadrinhos. Acho que é obrigação comprar, né?

    Valeu por mais uma dica fantástica.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom você ter mencionado o filme que realmente é um espetáculo e tem atuações emocionais de Reese e Joaquim!

    abraço

    ResponderExcluir
  3. Que interessante! Uau, fiquei intrigado...

    ResponderExcluir