sábado, 14 de agosto de 2010

Musas: Marion Cotillard




Em cinema existem fãs para todos os gostos: cineclubistas fanáticos correndo atrás de produções independentes dos locais mais distantes do mundo onde se produza sétima arte de qualidade (Irã, Malásia, Nigéria, Índia), adoradores de westerns, pessoas como minha prima viciadas em comédias do tipo Monty Python e Mel Brooks, os que gostariam que o mundo fosse uma grande ficção-científica (acho que eu me encaixo bem nessa categoria) e tantos outros. Porém, há uma classe distinta que, independente do gênero que assista, presta atenção num detalhe importantíssimo: as musas. E é exatamente esse o objetivo dessa nova coluna: enaltecê-las. E não poderia começar esse novo espaço por outra atriz que não fosse Marion Cotillard.


Minha primeira experiência com um filme em que atuou não apresentava nenhum atrativo estético, pois toda a sua beleza estava debaixo de uma expressiva maquiagem, usada para compor a silhueta da eterna diva da música francesa em Edith Piaf: um hino ao amor, de Olivier Dahan (filme esse, aliás, que apresentou a atriz para o mundo, além de consagrá-la com o Bafta, o César, o Globo de Ouro e o Oscar de melhor atriz). Bastou uma interpretação e o estrago estava feito! Pois eu sou assim: quando viro fã é de uma vez só, não tem esse papo de dois pesos e duas medidas.


Passada a encarnação quase mediúnica da eterna diva francesa, vieram seus trabalhos com Ridley Scott (em par romântico com Russell Crowe em Um bom ano. Dificilmente esquecerei pelo resto da minha vida a cena em que ela aparece de cinta-liga!), Abel Ferrara (no polêmico Maria, em que contracena ao lado de feras como Juliette Binoche e Forrest Whitaker), Michael Mann (divindo tela num amor bandido com Johnny Depp em Inimigos Públicos e todo o glamour oferecido pelos anos 30), Rob Marshall (certamente o grande destaque ao fazer a esposa do protagonista Daniel Day-Lewis em Nine, uma produção cujo único mérito até o presente momento foi ter sido líder de críticas negativas) e, mais recentemente, com Christopher Nolan (como pseudo-esposa, podemos assim chamar, do agente Leonardo Dicaprio em A Origem). Entre seus projetos pendentes contam futuras participações nos novos longas de Steven Soderbergh (Centurion) e David Cronenberg (Cosmopolis), entre outras produções.


Filha do dramaturgo Jean-Claude Cotillard e de uma professora de artes dramáticas, Marion divide sua vida entre o cinema e as causas ecológicas (é porta-voz do Greenpeace). Avessa a esse mundo célebre onde o mais importante são as páginas de revistas e as entrevistas de cunho sensacionalista, Já deixou bem claro que o momento mais difícil em cena para ela são as cenas de nudez. O que em nada diminui sua elegância e seu charme. Muito pelo contrário!


Existe algo em Cotillard que me lembra a Capitu (personagem antológica do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis) dos meus tempos de ensino fundamental quando leitura era silenciosa, obrigatória e, na maioria das vezes, enfadonha. O diferencial da saga de Bentinho era justamente aquela mulher dissimulada com olhos de ressaca, de "cigana oblíqua", como bem definia o autor. Pois Bem: Marion tem isso em sua essência e é exatamente por isso que fiquei tão encantado com ela. Diferentemente de muitas das atrizes siliconadas e cheias de botox que infestaram a indústria cinematográfica contemporânea nos últimos anos, essa petit française precisa de muito pouco para encantar os marmanjos mais apaixonados. E esse é seu maior e inegável mérito.


11 comentários:

  1. Rapaz! Se ela ler seu texto eu digo que tu teria uma chance com ela...rsrs! Muito bem escrito e deixa nitida a admiração por ela. Também a admiro muito, mas não idolatro de maneira tão aguçada assim, mas ao menos está admirando alguem que realmente merece isto.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Além de bela, é uma das melhores atrizes da atualidade! Intensa demais, gosto!

    ResponderExcluir
  3. Essa deusa maravihosa merece nossa atenção e nossa homenagem. Até hoje só vi 2 filmes com ela (os mais óbvios: PIAF e INCEPTION) e já me apaixonei, já sonhei com ela... Ela ainda vai nos render grandes momentos no cinema.

    ResponderExcluir
  4. Isso que é uma musa, hein???

    Além de linda é ótima atriz.

    ResponderExcluir
  5. cotillard é um luxo, mulher magnifica, e atriz suprema.
    bjokas,
    vivi

    p.s: lá no blog tem sorteio de brindes, dá uma passadinha lá...bjusssss

    ResponderExcluir
  6. De fato, muito bonita e talentosa. Musa na melhor definição da palavra.
    Muito bacana seu blog.
    Abraços.
    http://dicaselistas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Bacana o blog, bacana o texto, eu assinaria embaixo (não conheço elogio maior).

    Abraços,

    www.aovinagrete.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Sensacional. Além de bela é uma grande atriz. Vária em gênero, já fez comédias (Taxi), dramas (Piaf), romance (Um Bom ano), suspense (A Origem), ação (Inimigos Públicos). Queria vê-la agora atuando em um longa de terror. Sem dúvida, se eu listasse as atrizes mais belas q já vi, ela estaria entre as selecionadas. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Eu tinha me encantado pela até então desconhecida em "Um Bom Ano", mas com "Piaf" ela roubou meu coração e até agora não devolveu. Desde então, tem me arrebatado em "Inimigos Públicos", "A Origem" e em "Nine", onde surge como a alma do filme fraco.

    ResponderExcluir
  10. Não poderia ter estreado essa nova coluna de forma melhor! Marion é maravilhosa!

    ResponderExcluir
  11. Concordo com o Sergio, sua escolha para a estréia da coluna sobre as musas não podia ser melhor. Marion Cotillard tem beleza, presença, autenticidade e, ainda por cima, é versátil. Posso propor a Charlize Theron como segunda musa? Ela também merece. Um abraço

    ResponderExcluir