segunda-feira, 29 de março de 2010

Literatura: "Hitchcock por Hitchcock", de Sidney Gottlieb



Um dos maiores cineastas do mundo dando dicas de produções, mostrando seu processo de criação, casting, direção, referências, inspirações que idolatrou ao longo de sua carreira? você só pode estar brincando!


Se depender do escritor Sidney Gottlieb, que organizou essa coletânea Hitchcock por Hitchcock, é isso mesmo que você ouviu.


Uma reunião de textos e entrevistas concedidas pelo diretor na década de 30, oferecendo um panorama único e lendário sobre uma das figuras mais emblemáticas da indústria cinematográfica até os dias de hoje.


Alfred Hitchcock influenciou mais da metade dos cineastas mundiais (principalmente nos EUA). O homem por trás de obras-primas como Psicose, Intriga Internacional, Janela Indiscreta, Os Pássaros, Ladrão de Casaca, entre outras películas fora de série, nos presenteia com o melhor de suas críticas e dicas de filmagem, fazendo deste livro um manual de referências estéticas e autorais o mais completo possível.


Para quem ficou interessado, um aviso: aconselho-os a bater perna em busca dessa pérola literária, tendo em vista a enorme dificuldade de encontrar o mesmo dando sopa nas prateleiras das livrarias.


Altamente aconselhável para cinéfilos os mais fanáticos e exaltados.


5 comentários:

  1. Me envergonho ao máximo por não ter visto nenhum filme dele.

    ResponderExcluir
  2. Eis um livro que se faz obrigatório. Quero, pra já!

    ResponderExcluir
  3. Só vi um filme dele, mas ainda quero ver os outros. Mesmo não conhecendo todo o trabalho do diretor, digo que esse livro deve ser demais.

    Valeu pelo comentário lá no meu blog, e Tony Montana é demais mesmo.

    Até +

    ResponderExcluir
  4. Esses dias assisti um filme menos famoso dele, 'O Terceiro Tiro', fiquei mais do que impressionado com a qualidade do humor empregado no filme!

    http://cinemaemdvd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Belíssima dica. Um outro livro muito interessante para cinéfilos é "Uma Viagem Pessoal pelo Cinema Americano", do Martin Scorsese. E esse é relativamente fácil de encontrar.

    ResponderExcluir