sexta-feira, 30 de abril de 2010

Literatura: "Os homens que não amavam as mulheres", de Stieg Larsson



Uma das maiores revoluções da contemporaneidade em termos de romance policial.


O tipo de livro que você não conseguirá largar antes do final do último volume: sadismo, ironia, investigação, discussões políticas, um retrato do mundo globalizado sem deixar de lado um aspecto amoral sequer.


A partir de uma agonia que já perdura por mais de 4 décadas, um empresário poderoso contrata um jornalista investigativo que passa por um revés gigantesco em sua vida profissional para descobrir o paradeiro da jovem Harriet Vanger (que pode estar morta ou não). A partir daí, várias vidas marcadas por um trajetória de mentiras e desespero se cruzam fazendo da busca a história do século.


Primeiro volume da Trilogia Millenium, Os homens que não amavam as mulheres mostra todo o refinamento e a narrativa precisa do autor sueco Stieg Larsson, um gênio da palavra que, infelizmente, nos deixou (vítima de um ataque cardíaco em 2004) após entregar os originais dessa obra-prima contemporânea da criminologia.


Um mistura perfeita entre Jornalismo, mundo underground (envolvendo hackers, góticos e outras tribos) e mundo empresarial. Tudo mesclado pelo mote que é a menina dos olhos da atual geração: a chamada globalização.


Para ser lido em alguma momento da sua vida (impossível deixar passar o que está registrado nessas páginas).


8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. [off topic]

    Oi, tudo bem?
    Cuidamos das mídias online do filme “Olhos Azuis” do diretor José Joffily, que estréia no circuito nacional de cinema em 28 de maio. Gostaríamos de falar com você!

    Assunto: Convite especial para pré-estreia do filme exclusiva para blogueiros.

    Achamos seu blog interessante e queremos que participe! A data ainda não está fechada, mas é provável que seja entre 10 e 20 de maio, no Rio de Janeiro.

    Entre em contato: coevosfilmes@gmail.com
    Para mais informações sobre o filme, visite o nosso site: http://www.olhosazuisfilme.com.br/olhosazuis/

    Sinopse:

    Marshall (David Rasche) é o chefe do Departamento de Imigração do aeroporto JFK, em Nova York. Comemorando seu último dia de trabalho, Marshall resolve se divertir complicando a entrada no país de vários latino-americanos. Entre eles está Nonato (Irandhir Santos), um brasileiro radicado nos EUA, dois poetas argentinos, uma bailarina cubana e um grupo de lutadores hondurenhos. Dois anos depois, Marshall vem ao Brasil procurar uma menina de nome Luiza. Quando ele conhece Bia (Cristina Lago), uma jornada em busca de redenção se inicia. Olhos Azuis foi o grande vencedor do II Festival Paulínia de Cinema com seis prêmios, incluindo o de Melhor Filme.

    No Twitter: @olhosazuisfilm

    ResponderExcluir
  3. Olá, não sei se vc tem o conhecimento, mas este livro vai ser lançado em breve nos cinemas. Já tem inclusive trailer, que me pareceu bastante interessante. Grande abraço.

    Visitem

    www.cinemaniac2008.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu simplesmente fiquei fascinado!
    a trilogia foi feita já em filmes. mas, soube da versao americana!

    ResponderExcluir
  5. É, você me fisgou legal com esta sua resenha. Quase dá vontade de comprar o livro neste exato momento (impossível, claro). Pior é que vi o trailer da adaptação do livro nos cinemas esta semana e achei realmente genérico. Adaptação ruim ou trailer mal feito? Torcemos que seja a segunda opção.

    ResponderExcluir
  6. Eu já conhecia Cowboy Bebop, inclusive fiz uma resenha do filme longa metragem em agosto de 2008. O link do comentário está abaixo.
    http://arquivoxdecinema.blogspot.com/2008/08/cowboy-bebop-o-filme-cowboy-bebop.html

    ResponderExcluir
  7. Eu tbm sou outro fisgado! Isso é uma tentação de livros, no meio de tantos que tenho ler na faculdade! rs! nas férias será esse. Certeza!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Fantástica sua resenha, meu caro! O livro parece bem interessante e, com esse texto, a vontade de lê-lo tornou-se maior ainda. Valeu pelo comentário e continue visitando meu blog (www.midnightdrivein.blogspot.com), pois o seu já virou endereço obrigatório!

    ResponderExcluir