terça-feira, 15 de junho de 2010

Música: "Mothership", de Led Zeppelin



A minha alma é rock (não sei se já disse isso aqui no blog... Caso não não tenha dito, fica aqui esclarecido!). E graças a um único motivo: a banda Led Zeppelin, que chegou aos meus ouvidos muito antes de qualquer informação ou mera referência que eu tenha recebido sobre os Beatles, The Who ou Rolling Stones. Havia algo na química composta por Jimmy Page, John Bonham, Robert Plant e Companhia ltda que me enlouqueceu logo de cara, quando aos 13 anos eu ouvi Dazed and Confused no colégio e toda aquela psicodelia proposta pelo grupo que seria replicada (ou, pelo menos, tentada por outras bandas) ao longo dos anos posteriores.


Por isso, é com imenso prazer que ouvi - atrasado, confesso, mas nunca é tarde para admirar coisas boas - esse Mothership, coletânea com o maiores sucessos da banda ao longo da iluminada carreira. Foi uma experiência memorialística, mas no fundo inovadora, pois há sempre algo de enigmático até mesmo em coisas vastamente conhecidas (não sei se vocês, leitores, partilham da opinião desse tresloucado blogueiro).


Um álbum para ser admirado infinitas vezes, dentre as quais destaco, como momentos apoteóticos, as faixas Whole lotta love, Rock and roll, Black dog, Stairway to heaven, Kashmir (que, recentemente, teve uma regravação muita boa na voz de Puff Daddy incluída na trilha sonora do filme Godzilla, de Roland Emmerich) e The song remains the same (que foi título de um DVD homônimo com um show da banda dos mais fantásticos e que também indico para os fãs do lendário grupo). E isso só pra começar!


Composta de dois CDs, Mothership arrepia mesmo àqueles que não são roqueiros fanáticos, por sua musicalidade e estética apurada. Altamente indicado para ouvidos elétricos e estereofônicos.




2 comentários:

  1. Ouvi Led Zeppelin pela primeira vez quando tinha uns 9 anos de idade e isso definitivamente mudou minha vida. O próprio sentido de "ser" roqueiro está embutido nessa experiência de conhecer a coisa certa na hora certa. Posso dizer que cada nota musical de todas as faixas de todos os dez álbuns da banda estão "tatuados" no meu cérebro, como dizem por aí. Para mim é, com uma larga vantagem, a expressão única e plena da fantasia da banda de rock, e uma carreira que desafia a perfeição. Alguns gigantes chegaram perto, mas nenhuma banda ou figura do rock (com exceção, talvez, de Jimi Hendrix) se igualou em integridade e qualidade musical.

    ResponderExcluir
  2. Gosto do Zeppelin, apesar de ouvir pouco...
    bela capa deste álbum também!

    abraço

    ResponderExcluir