quinta-feira, 24 de junho de 2010

Quadrinhos: "Nova York - a vida na grande cidade", de Will Eisner




Falar que Will Eisner é um dos maiores gênios da nona arte (senão o maior) é chover no molhado. E dizer que eu sou fã desse senhor desde que me entendo por gente que lê quadrinhos de forma alucinada também. Eisner reinventou o conceito de histórias em quadrinhos, fazendo com elas atingissem o patamar de obra de arte. com suas histórias muito bem tramadas e personagens amorais, indecisos, contraditórios, fez - e ainda faz! - a loucura de milhões de fãs que até hoje choram por sua morte (uma perda, definitivamente, irreparável para a história dos comic books).


Em Nova York - a vida na grande cidade (reunião de quatro histórias do mago da pena e criador do eterno Spirit), os leitores do trabalho desse criador magistral irão se refestelar com suas articulações narrativas precisas e seu traço firme e único.


Seja pelo comportamento ambíguo dos moradores dessa cidade, seja pelas construções (edifícios, galpões, depósitos etc) soturnos, ou mesmo pelo clima aterrador com o qual ele descreve as ruas poeirentas, sujas, manchadas por uma violência atroz e, muito vezes, inverossímil (os menores gestos são suficientes para causar o maior estrago à vida de seus personagens), o autor consegue fazer de seu leitor um confidente de suas obsessões.


Nova York é pura adrenalina, contada de uma maneira simples e calculista (algo que, se levarmos em consideração, tem sido algo raro de se ver nas atuais HQs que inundam o mercado diariamente). Perfeita para aqueles que desejam um contato mais próximo com a profundidade da alma humana e suas inconstâncias.


3 comentários:

  1. Qualquer coisa de Will Eisner me chama a atenção.

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar muito do Will Eisner, mas nunca entrei em contato com as obras dele, confesso.

    ResponderExcluir
  3. Sempre li algo sobre Will Eisner, mas nunca me aprofundei na obra. Gosto muito das HQs eróticas de Milo Manara.
    Grande abraço e muito obrigado por visitar meu blog. Amo blues!!! Podemos até debater sobre o assunto!

    ResponderExcluir