sábado, 5 de junho de 2010

Humor: "Como se tornar o pior aluno da escola", de Danilo Gentili



Encontrado numa prateleira abandonada da livraria saraiva, folheio as páginas com a certeza de estar diante de um desperdício de tempo e, principalmente, dinheiro (por parte da editora que publicou aquele atentado à literatura). Entretanto, surpreendo-me com a genialidade do autor. Foi até agora a surpresa do ano, pois é preciso coragem para criar, mesmo quando o assunto parece o menos atrativo possível (pelo menos, à primeira vista).


Como se tornar o pior aluno da escola é praticamente uma pequena obra-prima do mundo meio nerd meio emo em que vivemos. Em pouco mais de cem páginas o humorista Danilo Gentili, do programa CQC: custe o que custar, apresenta toda a sua verve e humor ácido, dando dicas de como se tornar o aluno mais detestável de qualquer escola que se preze. Até mesmo o adesivo de "impróprio para menores de 18 anos" colado na capa do volume que eu estava lendo é, por si só, uma grande provocação aos leitores.


Misturando de teorias conspiratórias e normas de (anti) conduta até planos geniais sobre como colar, como faltar a aula, como bajular os professores, entre outras artimanhas as mais inusitadas, o exemplar mal escrito - como o próprio autor defende em determinado momento da trama (se é que dá pra chamar esse compêndio de ideias estapafúrdias de trama!) - atinge a todos os gostos e faz com que até mesmo os alunos mais comportados sintam invejam de não terem seguido os passos desse gênio da contraditoriedade.


Para ser esmiuçado com prazer (P.S: para os que têm filhos em fase de pré-adolescência, favor avisar os rebentos de que tudo não passa de mera ficção).


Ou será que não?

3 comentários:

  1. Que surpresa! Parece ser engraçado mesmo...

    ResponderExcluir
  2. Gostei do Blog .
    Pelo seu perfil acho que iria gostar desse blog aqui :

    www.escritoemluz.blogspot.com

    Valeu ..

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por sua visita ao meu blogue. Um abraço.

    ResponderExcluir